Frete Grátis

Parcelamento

100% Seguro

Desconto no Boleto

open

Osciloscópios

Os osciloscópios são instrumentos multifuncionais, que apresentam diferentes aplicações: na elétrica, mecânica e até no setor automotivo. No site da Multi Comercial, você encontra as melhores versões deste equipamento que proporciona praticidade ao seu trabalho -  com ele, suas funções diárias se tornam muito mais simples e precisas.

Oferecemos opções digitais, para quem adora tecnologia e busca por um aparelho com funções diferenciadas, e analógicas, para quem prefere os clássicos. Confira nosso site e depare-se com as melhores marcas deste dispositivo!

Todo profissional capacitado necessita de ferramentas de trabalho específicas para auxiliar no dia a dia, nas tarefas diárias. No mundo da elétrica/eletrônica, existem muitos aparelhos que facilitam e aprimoram tais tarefas - e um deles é o osciloscópio. 

Esse equipamento é muito útil, especialmente para quem trabalha na eletrônica, no momento de produção de placas ou circuitos, por exemplo, e na elétrica, na utilização de inversores de frequência entre outras atividades. Enfim, existem muitas aplicações para esse aparelho.

Mas, afinal, o que é osciloscópio e para que serve? No post de hoje, vamos esclarecer suas dúvidas sobre esse dispositivo, demonstrando seu funcionamento e aplicações. Portanto, se você não sabe se vale a pena investir nele para o seu trabalho, acompanhe a leitura e veja como o osciloscópio pode facilitar a sua vida! 

O que é osciloscópio

Para entender o funcionamento, é essencial saber, antes, do que se trata. O osciloscópio é um instrumento que possibilita visualização e análise de uma diferença de potencial (DDP) em função do tempo em um gráfico bidimensional. 

Em outras palavras, trata-se de um aparelho eletrônico de medida de sinais elétricos ou eletrônicos, que representa, em um monitor, a intensidade do sinal (tensão) e o tempo, sendo muito útil para medir a periodicidade de sinais.

Podendo ser do tipo analógico ou digital, ele se apresenta como um instrumento praticamente indispensável para profissionais da área de elétrica e eletrônica, pois proporciona diversas aplicações e funcionalidades que auxiliam em diferentes processos. 

Para se ter uma ideia, o equipamento é capaz de ler sinais sonoros, vibrações de motor, e muito mais. Veja, a seguir, algumas das principais aplicações do osciloscópio. 

Para que serve o Osciloscópio - Principais Aplicações 

De modo geral, o osciloscópio serve para o profissional analisar com facilidade os sinais variáveis no tempo, em um intervalo de frequência que vai de 0 Hz a milhares de MHz. 

Ele permite observar o potencial de uma corrente elétrica em vários pontos de um circuito, medir tensões e averiguar se há mau funcionamento de algum circuito ou componente. 

Assim, por meio de simples medições, o equipamento facilita ao especialista encontrar os defeitos em peças, evitando erros, como trocas desnecessárias de componentes em alguma máquina, e poupando tempo. 

Em relação às suas aplicações, o osciloscópio é um instrumento versátil, utilizado por profissionais de áreas distintas. Algumas funcionalidades são: análise de funcionamento das unidades eletrônicas, de vibrações do motor, manutenção de televisores, projeto de circuitos de condicionamento de sinais e mais. 

Confira algumas áreas nas quais ele se aplica:

Aplicação automotiva

Nesse contexto, o osciloscópio facilita a visualização de falhas em aceleradores eletrônicos, como pequenas trincas devido ao uso constante. 

Aplicação mecânica 

Em relação à aplicação mecânica, o equipamento identifica a presença de problemas com o sensor ou a roda fônica de um automóvel. 

Aplicação elétrica

No caso da aplicação elétrica, que é o que mais nos interessa, o osciloscópio possibilita a mensuração de amplitudes de tensão elétrica, frequências, defasagem de fase de oscilações etc.  

Como o osciloscópio funciona 

A análise das medidas é, de certo modo, simples. A leitura das ondas é feita em uma tela, e para isso, consiste em dois eixos: o eixo vertical (y) do monitor representa a tensão, ou seja, a intensidade do sinal, e o eixo horizontal (x), que representa o tempo. A tela constitui um ponto que vasculha da esquerda para a direita. 

Quando o aparelho está em repouso, a linha se mantém estabilizada e, na presença de qualquer tensão, a linha desestabiliza, subindo e descendo. 

Osciloscópio Analógico X Osciloscópio Digital 

Muitas pessoas têm dúvida na hora de comprar um osciloscópio, a questão é: se deve investir em um modelo analógico ou digital? Os dois apresentam particularidades diferentes e devem ser tratadas de maneiras distintas.

O primeiro aspecto a ser considerado é o tamanho da máquina, em relação à profundidade: enquanto o analógico possui comprimento de até meio metro, isso quer dizer, da parte frontal à traseira, enquanto, para o osciloscópio digital, 15 cm já é o suficiente na maioria dos casos. 

E nem precisamos dizer que isso tudo está interligado a tecnologias diferentes, não? O digital é mais recente, logo, sua tecnologia é superior ao analógico. Podemos fazer uma analogia com os televisores antigos em comparação às Smart TVs - enquanto o analógico é a TV “tubão”, o digital é a Smart. 

Aí, entra a segunda diferença a ser levantada: as funcionalidades. O analógico apresenta apenas as funções básicas, como a visualização das formas de onda, enquanto o digital permite um uso mais amplo, como fazer cálculos matemáticos, instalar aplicativos, armazenar dados, e ainda acessar à internet. 

Uma outra diferenciação é a forma de visualização. No monitor analógico, o profissional fica restrito a ver as formas de onda na própria tela, com resolução básica. No digital, é possível ir muito além - você consegue visualizar a forma de onda por um monitor separado ou até mesmo pela internet. 

Isso é ótimo para quem precisa fazer análise de protocolos e comparação de formas de ondas, de tensão e corrente, por exemplo. 

Mas isso quer dizer que não é possível trabalhar com o analógico? 

Não. Apesar dessas características, é possível, sim trabalhar com o osciloscópio analógico de maneira eficiente. No entanto, ele é pouco completo e menos prático do que a versão atual. 

O dispositivo mais recente conta com inúmeras funcionalidades que facilitam e muito a sua vida, pois, com ele, você recebe tudo praticamente pronto.

Onde comprar um osciloscópio de qualidade 

Na Multcomercial, você encontra modelos variados de osciloscópio para tornar o seu dia a dia muito mais prático e produtivo, com mais facilidade para executar suas tarefas diárias. 

Assim, você estará melhor preparado, com mais profissionalismo e também tempo para outras atividades diárias. Portanto, que tal conferir nossos equipamentos? Oferecemos variações para diversos perfis.

Aproveite nossas opções!