Frete Grátis

Parcelamento

100% Seguro

Desconto no Boleto

open

Arduíno

Quem é apaixonado pela robótica e eletrônica em geral, certamente já é familiarizado com o arduino. A variedade de opções de customização e a facilidade para se aprender a programar fazem do arduíno uma das melhores opções tanto para iniciantes quanto para veteranos.

Se você quer montar aquela bancada completa para fazer seus experimentos com soluções práticas e efetivas, esse é um dos itens que não pode faltar. Aqui na Mult Comercial você encontra uma variedade impressionante para criar shields totalmente personalizados com as diversas interfaces e funcionalidades das séries Arduino, tudo com as melhores condições de pagamento e envio.

Arduino: uma revolução na educação em robótica

Os arduinos nasceram como um objeto didático para ensinar programação eletrônica para alunos de escolas italianas de maneira econômica, mas o projeto todo deu tão certo que em poucos anos ganhou diversas menções honrosas e atingiu a marca das dezenas de milhares de unidades vendidas.

Da Itália para o mundo, rapidamente esse microcontrolador se tornou um ícone da robótica, porque sua capacidade didática é enorme e ilimitada. O preço acessível, a plataforma de fonte aberta, a facilidade de manipular, programar e encadear é tanta que ela se tornou uma opção não apenas entre os amadores e estudantes, mas entre os próprios veteranos.

O arduino é um microcontrolador programável com origem no modelo Wiring, geralmente inscrito em C+ e C++, que pode ser conectado via USB ao computador e programado via uma série de funcionalidades em um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).

A mágica do arduino é como ele sintetiza algumas tecnologias que são relativamente antigas e bastante populares para uma plataforma altamente intuitiva e com uma variedade enorme de possibilidades.

Tradicionalmente, ele é composto por uma placa Atmel AVR de 8 bits, mas ganha uma série de componentes extras de acordo com seu modelo. Pois hoje sua fabricação vai muito além do tradicional modelo Arduino UNO, com modelos como o MEGA, Leonardo, Due e suas diversas versões especiais.

Utilizando o Arduino

Apesar de não possuir função de rede, o arduino pode ser integrado de uma variedade de formas através de sua interface com outros tipos de placas e aparelhos, formando o chamado Shield.

Integrando pequenos sensores, de movimento, temperatura, luz, pressão e tantos outros, você pode programar uma diversidade de parâmetros de atividade. Por exemplo, adicionar um timer para aparelhos serem ligados ou desligados, ou através da captação de movimento.

Muito mais do que isso, você pode programar dispositivos de segurança baseados em temperatura ou presença, acionando luzes, sinais sonoros e até disparar chamadas, ou pode também aumentar a segurança de um ambiente ou compartimento adicionando reconhecimento biométrico.

Tudo isso pode ser programado de forma extremamente prática através do IDE que a própria Arduino desenvolveu. O arduino IDE pode ser baixado gratuitamente na página na empresa (https://www.arduino.cc/) e vem munido de um conjunto com as principais funções programáveis, para você navegar e aprender de maneira totalmente intuitiva. Até porque a Arduino nasceu e se mantém com um forte princípio educacional.

Tanto é que no site da empresa você conhece uma série de cursos especiais para se certificar como programador de arduino, tudo isso sem gastar um único centavo. Não é incrível?

As possibilidades para aprender e criar com arduino são incríveis; você pode embarcar em projetos de casas inteligentes, programar robôs responsivos e repletos de funções, elaborar designs artísticos e funcionais para o dia a dia e criar artigos que podem fazer a diferença e até garantir uma patente, com o auxílio de uma plataforma aberta e colaborativa, com uma comunidade global.


Aproveite as melhores opções de placas na Mult Comercial para montar seu kit iniciante de robótica!